• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

PROJETOS SOCIAIS

Grupo de Mãos Dadas

1/1

O Grupo De Mãos Dadas nasceu de um chamado do coração por vivenciar e incentivar a prática da solidariedade e da fraternidade num processo colaborativo por um mundo melhor, em que mudamos o mundo e o mundo muda a nós.

Atualmente, o grupo é  formado por cerca de 50 voluntários e muitos colaboradores, todos unidos por um mesmo propósito na trajetória do BEM. O trabalho em parceria, a crença no potencial e o respeito ao protagonismo dos assistidos são alicerces do trabalho desenvolvido . 

O público alvo, prioritariamente, são famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade ou risco social. Há 05 anos as ações são dedicadas à comunidade do Residencial JK, loteamento localizado na região Noroeste de Goiânia, onde vivem mais de 450 famílias em condições muito precárias e de extrema carência, desprovidas de fornecimento de saneamento básico, transporte coletivo e escolar. 

Um projeto central direciona os trabalhos na comunidade, o “Projeto AMOR”, por meio do qual é realizada uma análise detalhada das necessidades dos moradores e triadas as famílias a serem acompanhadas pelo grupo, de forma contínua e por um período determinado, com uma abordagem sistêmica de todo contexto familiar. Atualmente 70 famílias recebem esse acompanhamento por meio de visitas fraternas em seus lares e de doações de alimentos e itens de primeira necessidade. 

Entre os outros projetos desenvolvidos, destacamos o “Empreenda Mulher JK", estruturado para desenvolver as moradoras do Residencial JK para o empreendedorismo e negócios independentes, por meio do compartilhamento de conhecimento e da prática nas áreas de gestão, finanças, vendas, relacionamento, dentre outras, proporcionando, assim, novas oportunidades de renda, autonomia financeira e crescimento pessoal às participantes.

De forma concomitante, o grupo realiza atividades abertas a toda comunidade: oficinas de trabalhos práticos, com o objetivo de qualificar os participantes para o mercado de trabalho ou a gerarem seus próprios recursos financeiros; cursos e palestras periódicas de temas variados de interesse da comunidade, com o objetivo de desenvolver ferramentas de autoaprimoramento; atividades e festividades recreativas para as crianças; construções e reformas de casas; atendimentos médicos e odontológicos, entre outros. 

Fazendo sua pequena parte, o grupo contribui para que os moradores participantes vivam seus dias com mais dignidade, amparados pelas doações de alimentos, mas, principalmente, fortalecidos pelas oportunidades e pela atenção e respeito a eles dedicados, estimulando-os a serem os protagonistas da transformação de suas realidades e destinos.

Não podemos resolver todos os problemas do mundo, mas podemos fazer nossa parte para torná-lo um lugar melhor pra todos nós!

 

Redes sociais:

facebook: demaosdadasgrupo

instagram: @demaosdadasgrupo

 

“Eu seguro a minha mão na sua, uno meu coração ao seu, para que juntos possamos fazer aquilo que sozinho eu não consigo”.

Projeto IBBIS Goiânia

1/1

Escola da Família

 

Em funcionamento tanto em Goiânia quanto em Brasília (Casa dos Benefícios Irmã Clara e Maria de Nazaré), a Escola da Família é um local de formação do indivíduo para o lar, para a sociedade e para a convivência, visando o esclarecimento e o equilíbrio nas relações.

 

Projetos desenvolvidos em Goiânia - GO

 

Casa dos Benefícios Irmã Clara

 

Sede social do IBBIS em Goiânia-GO, onde se realizam semanalmente diversos atendimentos à comunidade do Setor Vale das Pombas e região. Os colaboradores que participam deste trabalho são todos voluntários. São oferecidos gratuitamente cursos para crianças, adolescentes e adultos – de todas as idades. As crianças recebem reforço escolar digital, introdução à tecnologia, cultura, arte, música, religiosidade e incentivo ao despertar da criatividade e do lúdico. Aos sábados são realizadas consultas médicas gratuitas nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e ginecologia. Todas as famílias são acompanhadas por uma assistente social, recebendo ainda palestras elucidativas sobre saúde, cuidados e higiene bucal, além de assistência psicológica. O trabalho ocorre às quartas (manhã e tarde) e aos sábados, das 8 às 12 horas.

 

CADES

 

Em funcionamento em Goiânia, o Centro de Atenção e Desenvolvimento em Educação Sistêmica (CADES) foi criado no intuito de promover o desenvolvimento humano sistêmico e oferecer formas de aprimoramento e desenvolvimento nas relações sociais, familiares e es- colares. Tem por objetivos promover as atividades de: leitura, escrita e dramatização (com biblioteca e gibiteca); contação de histórias; cinema; aulas de inglês; dança de salão; brincadeiras e jogos populares; esportes; plantio sustentável; orquestra de violões; xadrez; grupos de pais; desenvolvimento de práticas pedagógicas; iniciação à informática; atendimento psicoterápico e constelação familiar.

 

Escola Lúdica

 

Com atividades já em desenvolvimento junto ao CADES, é uma escola que busca o desenvolvi- mento do ser através da arte, promovendo empoderamento, inserção social e cultural, a partir da reflexão e da autorreflexão, da inovação e do autoconhecimento.

 

Escola de Tecnologia e Criatividade

 

Já em funcionamento tanto em Goiânia quanto em Brasília (Casa dos Benefícios Irmã Clara e Maria de Nazaré), é uma escola para o desenvolvimento de atividades pedagógicas em robótica, ciências, design e tecnologia, matemática e engenharia, promovendo o ensino gratuito nestas áreas para crianças e jovens.

 

Projeto Anjo Torto

 

Grupo de visitas domiciliares às famílias frequentadoras da Casa dos Benefícios Irmã Clara, que tem como objetivo socorrer famílias em maior situação de risco. Nas visitas são feitos diagnósticos relativos à atendimento médico, às necessidades alimentícias, encaminhamentos para juizados e promotorias de justiça, dentre outros atendimentos urgentes que se fizerem necessários.

 

Atenção a gestantes

 

Todas as gestantes que chegam à Casa dos Benefícios Irmã Clara são encaminhadas para curso e recebem orientações quanto à gestação, parto, pré-natal, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Ao todo, são três meses de curso, todos os sábados, das 9h30 às 11 horas.

 

Bazar Anjo torto

 

O evento acontece desde 2015 e toda receita obtida com as vendas é revertida em benefício das 160 famílias atendidas na Escola da Família da Chácara , um dos projetos sociais do IBBIS Goiânia. No Bazar acontece a venda de artigos de vestuários, calçados, acessórios e objetos de decoração, novos e semi novos, todos frutos de doações.

 

Projetos desenvolvidos em Brasília- DF

 

Casa dos Benefícios Maria de Nazaré

 

Sede social do IBBIS em Brasília-DF. Está situada na cidade-satélite de Sobradinho II, no Distrito Federal. É formada por voluntários que, por meio do trabalho colaborativo e de doações, atendem a comunidade do setor de chácaras do Alto do Mogi, onde são realizadas atividades de reforço escolar, inclusão digital, cultura, arte, recreação e religiosidade junto às crianças, jovens e adultos. Oferecemos também atendimento médico gratuito, prevenção odontológica e, a cada 02 meses, é realizado o “Dia da Saúde” com corte de cabelo, palestras de orientação social, manicure, recreação e entrega de kits pelo Projeto Padrinhos Mágicos. A Casa dos Benefícios Maria de Nazaré funciona todos os sábados, das 9 às 16 horas.

 

Cantina do Bem

 

Trabalho de distribuição gratuita do “Alimento Fraterno”. Conta com a ajuda de voluntários que participam de todo o processo de preparação e distribuição. O alimento é oferecido a todas as pessoas que precisam naquele momento, sem distinção. A distribuição ocorre na região de Sobradinho/DF em Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Rodoviárias e nas ruas. Funciona na sede do IBBIS Brasília.

 

 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

 

Projeto Ammor

 

Assistência Móvel ao Morador de Risco. Ainda em desenvolvimento, visa ações terapêuticas e de cidadania junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

IBBIS Goiânia:

 

-Sede central: Avenida T-2, 789, Qd. 76 Lt 17 - Setor Bueno, Goiânia/GO CEP: 74215-005

 

-Casa dos Benefícios Irmã Clara: Av.Bela Vista, Km 3, Chácara 2b, Setor Vale das Pombas, Goiânia/GO

 

-Sede Administrativa: Rua T-34, 2197, Setor Bueno, Goiânia/GO, CEP: 74223-220

 

IBBIS Brasília:

 

-Sede central: DF 003, Km 7, Núcleo Rural Olhos D’Água, Chácara 33-A Cep: 71507-993

 

IBBIS Flor de Lis (Itaberaí):

 

Fazenda Ponte do Uru, Povoado de São Benedito, Go 156, Km 10, Itaberaí/GO.

 

Contato e mais informações:

 

E-mail: ibbis@ibbis.org e comunicação.ibbis@gmail.com

 

Site: www.ibbis.org.br / www.tvibbis.org

 

Redes sociais: www.facebook.com.br/ibbis.org / www.youtube.com.br/ibbisorg / Instagram - @ibbisorg / Twitter - @ibbisorg

© 2017 by Savana Produções.